quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Energia hidreletrica


USINA HIDRELÉTRICA (utilização da água dos rios).
É muito importante pensar um pouco no que representa a energia elétrica; afinal, é graças a ela que a nossa vida fica mais fácil. Mas para isso ela percorre um longo caminho desde a sua origem até o consumo final:
  • 1º Inicialmente a água do rio é represada, através de uma barragem, criando-se um imenso lago.
  • 2º Esta água é então conduzida em tubos numa queda muito forte, os chamados CONDUTOS FORÇADOS.

  • 3º A força da água irá movimentar (girar) a TURBINA (roda com pás) que, por sua vez, movimentará os geradores de energia que produzirão a eletricidade.

  • 4º Devido às grandes distâncias entre as usinas produtoras e os centros consumidores, essa energia tem de ser transportada e, para isso, são utilizadas as linhas de transmissão (fios presos em grandes torres metálicas).

  • 5º Nas extremidades das linhas de transmissão encontram-se as subestações que controlam e transformam a energia elétrica, facilitando sua distribuição.

  • 6º Finalmente, já dentro dos centros consumidores (cidades) a energia elétrica passa por redes de distribuição (fios presos a torres metálicas menores e postes) chegando, então, ao consumidor final.
Entretanto, cada consumidor (casas, lojas, hospitais, fábricas etc) têm necessidades diferentes: por isso a energia elétrica fornecida precisa ser adequada para cada situação. De que modo é feito isso? Através dos transformadores, aquelas “caixas metálicas” que vemos presas em alguns postes, que como o próprio nome diz transformam a energia de acordo com a necessidade, concluindo assim o longo caminho de que falamos no início.

Laiza de Oliveira Ramos

Um comentário: